logo

caam

Vendas na China desaceleram em fevereiro

Após recuperar o fôlego no último quadrimestre de 2015 com a redução de impostos (leia aqui) as vendas de veículos na China voltam a desacelerar. O maior mercado do mundo viu seus emplacamentos diminuírem 1,5% contra igual mês do ano passado, para pouco mais de 1,38 milhão de unidades, afetado pelas comemorações de sete dias do Ano Novo Chinês, que neste ano foi realizada na primeira semana de fevereiro, segundo relatório da consultoria global Focus2Move divulgado na segunda-feira, 21.
Author image

Redação AB

21 mar 2016

2 minutos de leitura

X_noticia_23646.gif

O volume considera apenas veículos leves, como automóveis, SUVs e minivans. Além do ano novo, o relatório destaca que uma combinação de fatores afetou o mercado no mês passado, como mudanças estruturais na economia, gerando demanda reprimida e excesso de capacidade em alguns segmentos. A queda em fevereiro interrompe o período de seis meses de crescimento das vendas.

Já no acumulado do primeiro bimestre o mercado chinês absorveu 3,6 milhões de veículos novos, representando crescimento de 5,1%, embora abaixo da alta de 7,3% prevista pela CAAM, associação que reúne as montadoras na China.

Em um mercado onde concorrem cerca de 94 marcas, a Volkswagen, com 510 mil unidades, liderou os emplacamentos nos dois primeiros meses do ano, volume que a deixou com 12,2% do mercado. Contudo, na análise de fevereiro, a montadora viu suas vendas caírem 14% sobre igual mês de 2015 com 196,9 mil unidades.

A chinesa Changan na vice-liderança e com fatia de 6,2% no bimestre emplacou 261,9 mil unidades, seguida pela conterrânea Wuling, cujas vendas somaram 219,5 mil unidades no período. Buick, Ford e Toyota aparecem nas posições imediatamente seguintes. A Honda é a décima colocada após outras três marcas chinesas, mostrando que neste acumulado de dois meses dominaram o ranking das 10 marcas mais vendidas.

Confira abaixo as 10 marcas mais vendidas na China no acumulado do primeiro bimestre: