As principais montadoras observaram alta nas vendas nos dois primeiros meses do ano, com destaque para a General Motors, que entregou 419 mil unidades, alta de 11% sobre igual período do ano passado. A Ford, com 361,1 mil veículos vendidos, viu os negócios saltarem 15%, seguida pela Chrysler, com alta de 9%, para 256,7 mil unidades, das quais 5,6 unidades são da Fiat. A Toyota, terceira do ranking, atrás apenas de GM e Ford, fechou o bimestre com a venda de 324,1 mil veículos nos Estados Unidos, crescimento de 14%.
“Apesar dos preços de gás subindo, tempestades de inverno graves e preocupações sobre o orçamento federal, fevereiro foi uma boa indicação da força global do mercado”, disse Bill Fay, vice-presidente e gerente geral da Toyota.
Outras japonesas como a Honda registrou aumento de 4% nas vendas do primeiro bimestre, para 201,6 mil unidades, enquanto na Nissan as entregas recuaram 3%, para 180,5 mil unidades. Entre as alemãs BMW, Daimler e Volkswagen, apenas a BMW manteve o nível de vendas do ano passado, 45,9 mil unidades. As outras duas tiveram aumento de 16% e 9%, respectivamente, para 48,1 Daimler e 88 mil Volkswagen.