logo

Fenabrave

Vendas seguem recuperação moderada

As vendas de agosto decepcionaram. Segundo números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) divulgados na quinta-feira, 1º, pela Fenabrave, a associação dos concessionários, em todo o mês passado foram emplacados 178,1 mil carros e utilitários, o que corresponde a retração de quase 11% na comparação sobre agosto de 2015, mas uma leve alta de 1,9% sobre julho passado. O porcentual positivo, contudo, só aconteceu porque o mês teve o maior número de dias úteis do ano até agora (23). Não fosse por isso, o resultado teria sido negativo, o que se comprova pela média diária de vendas de 7.744 unidades, que caiu consideráveis 7% no confronto com o ritmo de 8.323/dia observado nos 21 dias úteis de julho.
Author image

pedro

01 set 2016

2 minutos de leitura

G_noticia_24554.gif

Ainda assim, o ritmo fraco de agosto não prejudicou a recuperação que vem sendo verificada mês a mês no porcentual anual de queda das vendas. Nos oito meses somados de 2016 foram emplacados 1,3 milhão de veículos leves no País, número 22,8% abaixo do registrado no mesmo período de 2015 – até julho esse índice era de 24,4%.

– Veja aqui os números completos divulgados pela Fenabrave

“As olimpíadas impactaram negativamente nos dias de vendas, reduzindo o fluxo de clientes nas concessionárias nos dias dos jogos, mas tudo foi compensado pelo maior número de dias úteis no mês”, explicou em nota o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr. Para ele, a definição do quadro político nacional deve resultar em reação dos negócios até o fim do ano. “Sabemos que os índices de confiança estão melhorando e, com a definição política, a economia e o setor devem começar a reagir, ainda que moderadamente, nos próximos meses, o que nos faz projetar uma queda menor no acumulado do ano, em torno de 16%”, avalia Assumpção Jr.

Assista abaixo o ABTV Extra com os resultados de emplacamentos de veículos até agosto: