logo

“Vibe” do local, imersão e pesquisa ao vivo: as novidades do Google Maps

Empresa de tecnologia revela os próximos lançamentos para o serviço de visualização de mapas
Author image

Redação AB

29 set 2022

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Visitar um local e descobrir que a região não era o que você esperava é uma experiência que muitas pessoas gostariam de poder evitar. O Google Maps promete tornar isso possível através de um novo recurso chamado Neighborhood Vibe, projetado para fornecer aos usuários maior compreensão do bairro buscado.

A novidade vai combinar inteligência artificial e informações fornecidas pelos usuários, que adicionam mais de 20 milhões de contribuições ao mapa todos os dias, ou seja: avaliações, fotos e vídeos se tornarão ainda mais úteis para ajudar visitantes de um determinado local. 

Como vai funcionar o Neighborhood Vibe

Ao usar o Maps, o usuário selecionará um bairro e poderá conferir os estabelecimentos mais populares da região, com opiniões de outros usuários. O Neighborhood Vibe será lançado mundialmente nos próximos meses nos sistemas Android e iOS.

“Quando você está olhando para o mapa de uma área, podemos destacar alguns lugares que são populares naquela região, então você pode ver rapidamente o que é interessante sobre aquela região”, explica Chris Phillips, vice-presidente e gerente geral do Google Maps.

“Não são apenas lugares para comer, também pode ser um parque ou podem ser coisas que a comunidade que mora naquele bairro ajudou a dizer ao mapa e que importa para ajudar outras pessoas”, complementa.

Visão imersiva

O Google Maps anunciou também o recurso Immersive View, projetado para que a pessoa tenha condições de planejar e obter uma compreensão mais profunda de uma cidade antes de visitá-la.

Com a novidade, o usuário poderá explorar uma área como se estivesse flutuando por ela. A combinação de uma visão computacional e inteligência artificial permitirá obter informações sobre o clima, tráfego e movimentação de pedestres em determinado dia e horário.

O usuário poderá ver, por exemplo, onde estão os estacionamentos e as entradas dos locais. Será possível também utilizar um recurso para deslizar até o nível da rua para ver o quanto estabelecimentos estarão ocupados no horário em que deseja ir.

O Immersive View será lançado em Los Angeles, Nova York, São Francisco e Tóquio nos próximos meses para Android e iOS. O Maps diz que adicionará mais cidades no futuro.

Pesquisa com visualização ao vivo

O recurso Search with Live View também promete deixar a inteligência artificial ainda mais próxima da realidade dos usuários, que poderão usar a câmera do celular para encontrar lugares como lojas, restaurantes, caixas eletrônicos e estações de metrô quando estiverem em trânsito. 

“Você pode simplesmente levantar sua câmera e ver sobreposto no mundo real o caixa eletrônico que está próximo. É uma maneira incrível de reunir tudo de uma vez, simplifica a experiência e dá confiança quando você está tentando ver o que está ao seu redor naquele momento”, detalha Philips. 

A pesquisa com visualização ao vivo será lançada em Londres, Nova York, Paris, São Francisco e Tóquio nos próximos meses nas plataformas Android e iOS.

Roteamento ecológico para desenvolvedores

O Google também anunciou que em breve disponibilizará para os desenvolvedores a opção de ativar o roteamento ecológico do Maps em seus aplicativos, que permitirá aos motoristas escolherem a rota mais econômica para seus destinos.

Com essa expansão, empresas de todos os setores, como serviços de entrega ou compartilhamento de viagens, terão a opção de habilitar rotas ecologicamente corretas nos aplicativos e medir a economia de consumo de combustível.

Segundo a companhia, os desenvolvedores também poderão selecionar um tipo de motor para obter as estimativas mais precisas de combustível ou eficiência energética.