
Mais um revés para a Vinfast nos Estados Unidos. A montadora de carros elétricos vietnamita, que tinha (e ainda tem) planos ambiciosos de rivalizar com a Tesla na América do Norte, teve de pedir o recolhimento de toda a primeira leva de seus veículos comercializados na “terra dos livres e casa dos bravos”.
De acordo com a companhia, as 999 unidades do seu crossover elétrico, o VF 8, apresentam defeito na tela da central. Segundo publicado no site da NHTSA, responsável pela administração da segurança do tráfego nos Estados Unidos, os modelos passarão por uma atualização de software.
Vale ressaltar que, segundo a Vinfast, apenas 111 das 999 unidades já estavam nas mãos de clientes. Mesmo assim o caso gerou mais dores de cabeça para os executivos da montadora vietnamita.
– Inscreva-se já no #ABX23, maior encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade
Embora não seja problema tão grave quanto, por exemplo, o que envolve os airbags da ARC Automotive, o recall é mais uma rasteira levada pela Vinfast. A empresa, que pretende alçar voos altos nas Américas, já tinha visto seu carro ser detonado por críticos da imprensa dos EUA.
Agora, tenta colocar panos quentes no recall. “Somos novos atores no segmento e certamente teremos inconveniências”, amenizou Le Thi Thu Thuy, CEO da Vinfast, em entrevista durante o Fórum Econômico do Catar, em Doha. Ela disse, no entanto, que o recall não é bom para a imagem da empresa, mas que a companhia aceitará críticas construtivas.
É importante destacar que a Vinfast, de fato, aposta suas fichas no mercado norte-americano. Tanto é que anunciou há algum tempo aporte de US$ 2 bilhões, que, com certo atraso em decorrência de problemas administrativos, lhe garantirá fábrica na Carolina do Norte e produção em solo americano a partir de 2025. Será que nesse meio tempo a sorte irá sorrir para a pretensa rival da Tesla?