
“Essa transação completa um importante passo em nosso plano estratégico, para nos concentrarmos em nossos negócios principais e fortes relações nas empresas com as quais temos joint venture”, afirmou em nota Don Stebbins, presidente do conselho da Visteon.
O negócio vendido à Varroc teve um faturamento de US$ 531 milhões em 2011 e envolve uma gama de produtos de iluminação exterior, fornecidos para montadoras de veículos globais, como Audi, Fiat, Volkswagen, Suzuki, Skoda, além das gigantes indianas Mahindra e Tata Motors. Seu portfólio inclui sistemas de iluminação frontal e traseiro, lâmpadas auxiliares e subcomponentes, como projetores e módulos eletrônicos. A unidade vendida também integra as unidades de manufatura e engenharia, na República Tcheca, Monterrey, no México; e Pune, na Índia. Cerca de 4,2 mil funcionários trabalham na divisão de iluminação, divididos entre manufatura, engenharia e administrativo.
O acordo assinado em março entre Visteon e Varroc também abrange a venda da participação acionária da Visteon em uma joint venture de iluminação na China, a Visteon TYC Corporation, por US$ 20 milhões. A Varroc ainda espera pela revisão regulatória do negócio.