
Projetado para trafegar em locais de difícil acesso, o Volare Escolarbus 4×4 conta com eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida. Possui ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível, além de carroceria com saia lateral mais alta e suspensão reforçada. O motor é Cummins ISF 3.8 com 152 cv de potência.
Com capacidade para transportar 26 estudantes sentados, o veículo traz assoalho em alumínio, porta ampliada para facilitar o acesso de cadeirantes e dois renovadores de ar no teto. Para o motorista, a montadora equipa o veículo com poltrona hidráulica, desembaçador e ar quente para o motorista, sirene de marcha ré, sensor de estacionamento na traseira, alto falantes e câmera de ré.
Com sua primeira versão lançada em 1999, o Volare Escolarbus tem mais de 10 mil unidades produzidas até agora em oito diferentes modelos: V6L, V8L, W6, W7, W8, W9, W-L e DW9. Entre suas configurações, o veículo pode chegar a uma capacidade para transportar 50 estudantes.