“Com essa iniciativa, a empresa passa a oferecer um nível ainda mais elevado de formação aos jovens. Além disso, a própria Volkswagen do Brasil e as empresas participantes do projeto poderão contar com esses jovens altamente qualificados em seu quadro de funcionários de alta performance”, afirma o vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen do Brasil, Holger Rust.
Ao concluir a formação, o aluno terá direito ao diploma de Mecatrônico reconhecido pelo governo da Alemanha (parceria com a AHK – Câmara Brasil – Alemanha), além de receber outros três diplomas oferecidos pelo Senai. A primeira turma tem início previsto para fevereiro de 2016, com 20 alunos, sendo dez da Volkswagen e dez de empresas parceiras.
Já há prospecção, por parte da montadora, de fornecedores que queiram participar do projeto, indicando seus empregados; entre as já confirmadas está a empresa Grob, com sede na Alemanha e uma das filiais em São Bernardo do Campo, que oferece soluções em linhas de usinagem e sistemas de automação. Para implantar o modelo alemão de formação profissional, a Volkswagen conta com parceria do governo da Alemanha por meio do Ministério para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
O Centro de Formação Profissional Volkswagen Senai completou 42 anos e já formou, dentro da fábrica Anchieta, mais de 6,4 mil alunos para o mercado de trabalho.