
“A indústria automobilística enfrenta significativos desafios técnicos e econômicos. Estamos dirigindo nosso desenvolvimento a longo prazo e investindo em modelos amigáveis ao meio ambiente, tecnologias inovadoras e novas fábricas” — disse Martin Winterkorn, Chairman.
O executivo explicou que os investimentos são uma forma de preservar empregos e promover o desenvolvimento de instalações em diversos países. “Nós só podemos oferecer os melhores produtos amanhã se investirmos hoje” – disse.
€ 13,3 bilhões serão destinados à modernização e expansão da linha de produtos. A ênfase principal estará em novos veículos. Estão previstas novas gerações de motores com melhoramentos em performance, consumo e emissões. A produção de caixas de transmissão automáticas será alinhada com a demanda crescente pelo produto.
Outros € 6,6 bilhões serão aplicados em tecnologias relacionadas a manufatura (como estampagem e pintura), desenvolvimento, qualidade, autopeças e tecnologiada informação. A construção da nova planta na América do Norte estará concluída em 2011 para início de operação.
O comunicado emitido pela Volkswagen faz referência aos investimentos na Rússia e Índia, onde a produção é crescente nas novas fábricas, e na China, onde as associadas à empresa alemã estarão investindo £ 4,4 bilhões entre 2010 e 2012.
Não há qualquer informações sobre a operação brasileira, mas já se sabe que o presidente Thomas Schmall, da VW do Brasil, está preparando uma apresentação para anunciar o novo programa local que, como adiantou, ‘será expressivo’.
Fontes: Volkswagen e Automotive Business.