logo

Volkswagen anuncia parcerias com três empresas por baterias

Montadora segue investindo para assegurar produção local de peças para seus elétricos
Author image

Victor Bianchin

08 dez 2021

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Volkswagen anunciou hoje parcerias distintas com três empresas para avançar no segmento de produção de baterias. São elas: Umicore, 24M e Vulcan. A montadora, que tem investido massivamente na eletrificação de seu portfólio, pretende vender apenas carros elétricos a partir de 2035. Para isso, precisa investir na produção local de baterias, já que a maioria dessas peças hoje é fabricada na Ásia.

A belga Umicore é uma fornecedora de materiais para baterias. A parceria com ela servirá para abastecer as fábricas de baterias europeias da Volks com materiais para cátodos. Com esse fornecimento assegurado, a montadora espera começar uma produção de 20 GWh em Salzgitter, na Alemanha, em 2025, e chegar a 160 GWh até o fim da década, o que seria capacidade suficiente para produzir 2,2 milhões de VEs.

Segundo a Volks, a parceria com a Umicore também incluirá a extração sustentável de materiais para as baterias, um modelo de trabalho para desenvolvimento de novas tecnologias e a inclusão, no futuro, de medidas para reciclagem das peças.

A startup americana 24M, oriunda do MIT, receberá um investimento da Volks cujo valor não foi revelado. Ela desenvolveu uma tecnologia de íon-lítio semissólido que substitui o revestimento seco e, como consequência, permite um barateamento no custo da produção das baterias. Isso inclui uma área menor de produção, menor pegada de carbono e maior eficiência na reciclagem.

Por fim, a Vulcan é uma fornecedora de lítio alemã. O contrato com a Volks prevê o fornecimento de hidróxido de lítio para a montadora por um período de cinco anos a partir de 2026. A grande novidade apresentada pela Vulcan é que ela está desenvolvendo uma tecnologia para zerar as emissões da extração de lítio no Vale do Alto Médio Reno, que é de onde sairá o insumo fornecido para a Volks. Essa parceria faz parte de uma estratégia maior para que os carros da montadora sejam completamente neutros no futuro.

“A célula unificada da Volkswagen precisa estar na vanguarda de performance, custo e sustentabilidade desde o princípio”, disse Thomas Schmall, membro do Conselho de Gerenciamento para Tecnologia  do grupo e CEO da Volkswagen Group Components, em comunicado. “Com nossos novos parceiros, estamos dando mais um passo para alcançar esse objetivo”, afirmou.