
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), a VW é a 18ª maior empresa exportadora do País, considerando todos os setores, e figura como a primeira do ranking entre as empresas da indústria automotiva.
Em nota, o presidente Thomas Schmall comenta o feito: “Os dados revelam o sucesso global de nossos veículos, que são amados no Brasil e no exterior. A demanda é resultado da alta qualidade de nossos produtos, fabricados com foco em inovação, segurança e tecnologia, para conquistar a satisfação dos clientes”.
A Volkswagen do Brasil tem a América Latina como seu principal mercado de exportações, para a qual entrega modelos em 20 países, dos quais Argentina e México detêm 64% e 22% de participação, respectivamente. Para as operações, a montadora utiliza o Portos de Santos e São Sebastião (SP) e também o de Paranaguá (PR).
O modelo Volkswagen mais vendido nesses 42 anos de exportação é o Gol, considerando todas as gerações, que também é o veículo mais vendido no Brasil há 25 anos consecutivos. Em outubro, a VW registrou a venda de mais de 1,1 milhão de unidades do modelo, que é enviado para 66 países. O Fox é o segundo modelo mais exportado pela empresa no Brasil, que totalizou 425 mil unidades até outubro deste ano, para 62 países.
