
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) criou um programa para ajudar as funcionárias da fábrica de Resende (RJ) que sofram com qualquer tipo de violência. A iniciativa, segundo a montadora, vai além do que está previsto em lei.
Segundo a fabricante, o plano garante estrutura de apoio para segurança social, jurídica e financeira numa eventual situação em que as funcionárias sejam vítimas desse tipo de crime. Além disso, a empresa promete disponibilizar um canal exclusivo de atendimento para suporte nesses casos.
– Faça sua inscrição no #ABX23, mais influente encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade
“Acreditamos que nossas ações devem ser abrangentes, avaliando também a conjuntura social que eventualmente possa influenciar a atuação das mulheres no mercado de trabalho”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Programa prevê estabilidade no emprego por um ano
Embora muitos desconheçam, a Lei Maria da Penha já prevê estabilidade empregatícia de seis meses para as mulheres que sofram esse tipo de violência. O programa de proteção às mulheres da Volkswagen Caminhões e Ônibus dobra esse período e oferece acompanhamento com assistente social, atendimento psicológico e orientação jurídica, segundo a montadora.
Importante ressaltar que o número de feminicídios bateu recorde em 2022 no Brasil, com alta de 5% no último ano. O levantamento é do Monitor da Violência.
“A VWCO criou o programa para consolidar um ambiente de proteção às profissionais que trabalham na empresa, o que está em linha também com os seus esforços para elevar a representatividade feminina entre suas equipes”, informou a companhia.
VEJA MAIS:– Como a agenda ESG avança no setor automotivo? Veja pesquisa inédita– Por que diversidade e ESG são grandes oportunidades para as concessionárias
Entre os resultados, hoje a VWCO tem 28% de mulheres entre seus colaboradores e cerca de 40% das contratações são deste gênero. Em posições de liderança, a estratégia possibilitou aumentar em 80% as posições das executivas da empresa.
Além deste programa, a VWCO tem ampliado suas políticas de desenvolvimento das mulheres. A empresa oferece benefícios de apoio à maternidade, como a possibilidade de trabalho remoto até os 18 meses do bebê e aumento do período de auxílio-creche, informou a montadora.