
A Volkswagen iniciou oficialmente na terça-feira, 16, a produção em Córdoba, na Argentina, da nova caixa de câmbio manual de seis marchas MQ281. A fábrica recebeu investimento de US# 150 milhões para produzir a transmissão, que será 100% exportada para unidades do Grupo VW em Portugal, México, Polônia e Índia, segundo informou Thomas Owsianski, presidente da empresa no país.
A fábrica de Córdoba tornou-se uma das poucas do Grupo VW com especialidade em produzir transmissões manuais, por isso já mandava para fora do país 100% da produção para 10 países, incluindo Brasil, Alemanha, Espanha, República Tcheca, Eslováquia, China, Índia, África do Sul, Estados Unidos e México, que agora se somam a Portugal, Polônia e Índia. As transmissões argentinas equipam os modelos Volkswagen como Golf, Vento e T-Roc; Seat Ibiza, León e Toledo; Skoda Fabia e Octavia; Audi A1 e Q2.
Graças à sua vocação exportadora, a planta de Córdoba foi a primeira da Volkswagen a retomar a produção na América do Sul após as paralisações provocadas pela pandemia de coronavírus. A unidade voltou a operar desde 29 de abril e o ritmo atual já supera 8 mil caixas de câmbio por semana.