logo

none

Volkswagen conquista o Rally Dakar 2009

A equipe Motorsport da Volkswagen venceu a primeira edição do Rally Dakar na América do Sul. A dupla oficial da marca, o sul-africano Giniel de Villiers (piloto) e o alemão Dirk Von Zitzewitz (navegador), conquistou o título após 14 etapas da prova que teve início em Buenos Aires e passou por lugares como os pampas argentinos, Patagônia, Cordilheira dos Andes e deserto do Atacama.
Author image

cria

22 jan 2009

2 minutos de leitura

A dupla vencedora percorreu 9,5 mil km e chegou 8m59s à frente do segundo modelo, pilotado pelos colegas de equipe Mark Miller/Ralph Pitchford (EUA/África). Na história do Dakar, a Volkswagen é a primeira marca a conquistar a categoria “Carro” com um veículo a diesel.

Em 2008, com os mesmos pilotos e navegadores, o Touareg e a Volkswagen Motorsport venceram o Rally dos Sertões, disputado no Brasil. O piloto Giniel de Villiers coleciona os primeiros lugares no Rally de Marrocos (2003, 2006 e 2007), no Rally da Tunísia (2006) e no Transibérico (2006), além da segunda colocação no Rally Dakar (2006) e no Mundial da FIA de Cross-Country (2007). Villiers foi o primeiro estrangeiro campeão do Rally dos Sertões na categoria carros.

O terceiro Touareg da equipe Volkswagen, pilotado pelos alemães Dieter Depping/Timo Gottschalk, chegou em sexto lugar, em um total de 168 carros que haviam começado a corrida.

Na avaliação do chefe da equipe Volkswagen, Kris Nissen, o segredo da vitória foi a evolução do motor turbo diesel, que ficou menor, mais leve, econômico e resistente.

O Rally Dakar é considerado a maior e mais dura prova de automobilismo todo terreno. A prova tem regularidade anual e começa sempre na primeira semana de cada ano. A competição conta com modelos nas categorias de automóveis, motos e caminhões.