logo

Volkswagen cria submarca de carros elétricos para encarar BYD

Carros da ID.UX estão entre os 30 lançamentos prometidos para a China até 2030
Author image

Vitor Matsubara

26 abr 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Volkswagen decidiu criar uma submarca de carros elétricos para enfrentar a BYD na China. A ID.UX apostará em design e tecnologia e, segundo a própria montadora, venderá modelos com estilo “orientado para o estilo de vida” e interior “centrado no condutor”.


VEJA MAIS:– Volkswagen investe mais R$ 9 bi no Brasil e terá nova picape

– BYD toma lugar da VW como patrocinadora da Eurocopa 2024


Logo de cara, a nova submarca promete revelar um conceito operacional e de exibição novo e pensado para os jovens. Dos 30 novos carros que a Volkswagen promete lançar na China até 2030, cinco deles serão da ID.UX.

O primeiro deles será o ID.Unyx, nada mais do que o Cupra Tavascan com logotipos da VW e alguns detalhes exclusivos. O modelo estreia ainda em 2024, sendo que os demais serão lançados até 2027.

Volkswagen terá plataforma exclusiva para a China

O surgimento da ID.UX é um dos pontos centrais do planejamento para a China, onde a marca perdeu a liderança de vendas para a BYD em 2023.

Enquanto isso, a linha ID será ampliada com novos modelos, que se somarão à renovação de produtos já existentes e ao lançamento de novos carros. Entre as 30 novidades, a Volkswagen lançará ainda seis híbridos, que serão capazes de rodar mais de 100 km apenas no modo elétrico.

Embora aproveitem as plataformas MQB e MEB (esta última dedicada para projetos eletrificados), a Volkswagen lançará a inédita base CEA (de China Electrical Architecture, ou “Arquitetura Elétrica da China”, em tradução livre).

Desenvolvida em conjunto com a chinesa Xpeng, a base servirá para dois novos modelos dedicados ao mercado chinês. A promessa é de que os custos de produção sejam reduzidos em até 40% comparados com os gastos envolvidos na plataforma MEB.