logo

Férias

Volkswagen dá férias coletivas na fábrica de São Bernardo

Cerca de 500 colaboradores da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) entraram em férias coletivas no último dia 13 de janeiro. Estes funcionários ficarão em casa por 30 dias após o fim da produção da Kombi e da quarta geração do Gol. Com projetos antigos, ficaria inviável incluir nestes veículos airbags e freios ABS, itens de segurança obrigatórios desde o início de 2014.
Author image

Redação AB

22 jan 2014

1 minutos de leitura

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC aponta que cerca de duas mil pessoas trabalhavam nas linhas de produção destes carros. Procurada por Automotive Business, a Volkswagen não quis comentar o assunto. Já a entidade dos trabalhadores garantiu que não há nenhuma conversa sobre demissões em curso e que as férias coletivas estão dentro do previsto.

Apesar disto, será difícil para a companhia realocar todos os trabalhadores em outras funções na planta. Ao menos por enquanto, não há previsão de que um novo modelo entre em produção unidade de São Bernardo. O Up!, novo carro de entrada da marca, começou a ser fabricado em Taubaté (SP).

Até o fim de 2016 está em vigor acordo firmado em 2012 entre a montadora e o sindicato da região. Já dentro do previsto pela convenção, a Volkswagen abriu Programa de Demissão Voluntária (PDV) no ano passado, que pode ser uma solução para o excesso de trabalhadores da unidade. Estima-se que cerca de 500 funcionários já aderiram ao programa.