
Etanol ou gasolina? A Volkswagen quer elevar o nível de informação dos seus clientes para que eles tomem decisões mais embasadas no posto. A companhia anunciou o programa Abasteça Consciente, que pretende incentivar o uso do combustível renovável. O objetivo é reduzir a pegada de carbono no uso dos carros da marca.
Vai funcionar assim: até o fim do ano, a empresa lançará um aplicativo do programa para o sistema de infoentretenimento VW Play. A solução também surgirá como uma funcionalidade do Meu VW, app de celular dos clientes da marca. Será uma calculadora que, após o consumidor colocar o preço dos combustíveis no posto, vai mostrar o custo por quilômetro rodado do etanol e da gasolina, além da emissão de CO2.
O programa trabalha com gamificação ao mostrar as emissões acumuladas de dióxido de carbono, comparar o quanto a redução dos poluentes equivaleria em árvores e, claro, transformar isso em um programa de pontos que podem ser trocados por descontos em peças e serviços nas concessionárias.
“Temos um plano de lançamento de carros híbridos e elétricos, mas o etanol é uma solução brasileira que pode nos ajudar a avançar na descarbonização agora. É o caminho mais fácil e barato para o país”, resumiu Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina – cargo que, em breve, será assumido por Alexander Seitz.

Salvar o mundo ou emitir carbono?
A tecnologia usa como base o sistema “poço à roda”, incluindo no cálculo as emissões de poluentes desde o cultivo da cana ou extração do petróleo, o processo produtivo e transporte do combustível, até a combustão nos motores.
Ao optar pela gasolina como combustível, o design da tela do aplicativo muda e traz um cenário mais árido para o consumidor. Já quando o abastecimento é com etanol, a imagem é bem mais simpática, com árvores coloridas na tela. O esforço é deixar evidente que a descarbonização também é responsabilidade do cliente no uso do carro.
O Abasteça Consciente é uma parceria da Volkswagen com Bosch, Localiza, Raízen; Volkswagen Financial Services e LM, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). A ideia é que todas as empresas envolvidas ofereçam vantagens e descontos para os clientes que mais acumularem pontos de redução das emissões.
