
O modelo que completou este volume é um Up! Track, série especial equipada com o motor 1.0 de até 82 cv que a montadora está lançando no Salão do Automóvel de São Paulo (aqui).
“É impossível pensar nos 63 anos da Volkswagen do Brasil sem contar com os 40 anos de forte presença e contribuição da unidade de Taubaté. Marcada pelo pioneirismo, inovação e sustentabilidade, a unidade produz modelos de grande volume e importância para a marca, que juntos representam cerca de 10% do total das vendas de automóveis no País e são nossos principais produtos para exportação”, afirma o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels.
Considerada pela própria empresa uma de suas fábricas mais modernas no mundo, a unidade de Taubaté recebeu investimentos recentes na ordem de R$ 1,2 bilhão para a produção do Up!, que começou a ser montado em 2014. Já para produzir os novos Gol e Voyage, lançados em fevereiro deste ano, a fábrica recebeu alterações importantes na sua linha de produção, como parte dos investimentos de R$ 363 milhões para o desenvolvimento dos modelos, que também incluiu a modernização do processo produtivo e o treinamento dos metalúrgicos tanto da planta do Vale do Paraíba quanto da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Segundo a montadora, a maior mudança na unidade de Taubaté ficou por conta do aumento da quantidade de itens tecnológicos que os operadores instalam nos modelos.
“A fábrica de Taubaté não parou de se modernizar nesses 40 anos. Hoje, com alguns dos processos produtivos mais evoluídos do Grupo Volkswagen, como as áreas de pintura e de armação, que se equiparam às das fábricas europeias, produzimos modelos com tecnologias globais , que têm conquistado os consumidores brasileiros e os mercados para exportação”, afirma o diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza.