
A Volkswagen informou que o seu departamento de protótipos no Brasil finalizou a produção de unidades de testes que serão exportadas para a Skoda, marca da República Tcheca integrante do grupo VW. Essa parceria foi possível graças à utilização da plataforma modular MQB pelas duas montadoras e também pela adoção do modelo 100% digital de desenvolvimento de protótipos, usado pela subsidiária brasileira no desenvolvimento do Nivus.
De acordo com a Volkswagen, o trabalho com os técnicos europeus teve início no fim de 2018 e envolveu vários departamentos da montadora no Brasil, como manufatura, qualidade e logística das unidades Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e São José dos Pinhais, no Paraná, onde os protótipos físicos foram construídos. “Todos os envolvidos nesse projeto estiveram comprometidos em manter o cronograma de construção e exportação dos veículos, mesmo com as dificuldades enfrentadas com a pandemia do novo coronavírus”, explicou Francis Aires, gerente de engenharia de protótipos da montadora.
Os protótipos exportados são os primeiros frutos do desenvolvimento 100% digital do Nivus, que permite tornar os processos produtivos cada vez mais eficientes. Por meio dessa tecnologia, foi possível verificar 100% das carrocerias dos protótipos, além de garantir que todas as correções solicitadas fossem feitas rapidamente, resultando em um trabalho mais preciso e com qualidade elevada.
“O projeto foi um sucesso e serve de exemplo para o futuro, como um padrão de operações entre todas as marcas do Grupo Volkswagen”, declarou David Vanek, gerente de protótipos da Skoda. Ou seja, a partir de agora, é bastante provável que o setor de protótipos da VW do Brasil receba cada vez mais encomendas.