
A Volkswagen divulgou a primeira imagem do conceito que vai levar ao salão do automóvel de Xangai, na China: um crossover totalmente elétrico que adianta as linhas da linha de carros zero emissão que a companhia pretende lançar a partir de 2020. A promessa é de que a gama traga inovações importantes, com recursos avançados de conectividade e design totalmente novo e diferente dos carros já oferecidos pela marca.
A ideia é que a versão definitiva do crossover dispute mercado com o Model X da Tesla. A montadora norte-americana inova na forma de vender seus veículos no mercado e conseguiu torna-los objetos de desejo. A Volkswagen, por outro lado, tem potencial para investir e desenvolver novas soluções e, com isso, capacidade para surpreender.
A promessa é de que o crossover elétrico – assim como toda a gama zero emissão da montadora – ofereça autonomia equivalente à de um carro a combustão. O conceito pode rodar em modo autônomo e o plano da fabricante é garantir que os preços sejam equivalentes aos de carros a diesel.
A Volkswagen projeta a venda de 1 milhão de carros elétricos globalmente em 2025, fazendo com que os veículos zero emissão deixem de ser carros de nicho para ganhar larga escala. Com a ofensiva em elétricos, o grupo alemão também quer virar a página do dieselgate, escândalo provocado pela fraude no controle de emissões de 11 milhões de carros a diesel vendidos globalmente pela organização.