logo

Volkswagen do Brasil adota programa para zerar emissão de CO2 nas fábricas

Iniciativa faz parte do plano global do grupo para todas as plantas até 2030
Author image

Redação AB

21 ago 2020

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Seguindo a estratégia que o Grupo Volkswagen está adotando em todas as suas unidades pelo mundo, a VW do Brasil iniciou a implantação do programa Zero Impact Factory (Fábrica com Impacto Zero), cujo objetivo é neutralizar as emissões de CO2 de todas as fábricas da corporação, tornando-as mais eficientes ambientalmente. Independentemente do novo programa, a subsidiária brasileira segue com o plano anterior (Think Blue Factory), que tem como meta reduzir o impacto ambiental em 30% até 2025, na comparação com 2010.

De acordo com a montadora, o programa Zero Impact Factory é dividido em três etapas. A primeira prevê a criação e a adoção de novos procedimentos a fim de evitar o máximo possível de impactos ambientais. A segunda é reduzir efetivamente o impacto, privilegiando o uso de energias ambientalmente sustentáveis e material reciclável, por exemplo. Por fim, a terceira visa criar ações para compensar os impactos causados ao meio ambiente pelas emissões de CO2.

“Focaremos com maior intensidade nos índices-chave de consumo de energia que têm impacto ambiental direto nas localidades das fábricas, com o intuito de neutralizar o CO2 em nossas instalações”, afirmou Rafael Pestana, gerente executivo de planejamento de manufatura da Volkswagen do Brasil.

O novo programa, ainda segundo a montadora, reflete as mudanças que a conscientização ambiental vem provocando na sociedade nos últimos anos e antecipa como isso vai impactar na imagem das grandes indústrias. Então, não é importante apenas pensar no impacto ambiental dos veículos produzidos, mas também naquele causado pelas fábricas em suas localidades.