logo

audi a3

Volkswagen do Paraná faz 13 anos

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

16 jan 2012

2 minutos de leitura

G_noticia_12825.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais (PR) comemora 13 anos nesta quarta-feira, 18. Desde a inauguração, em 1999, a unidade produziu mais de 1,8 milhão de veículos. A planta responde por 21% da produção brasileira da VW, ocupa um terreno de 1,3 milhão de metros quadrados e tem área construída de 303 mil m².

Segundo a montadora, os fornecedores da unidade no Parque Industrial de Curitiba (PIC) são 15 ao todo. A fábrica paranaense gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Começou produzindo o VW Golf e o Audi A3, que utilizavam a mesma plataforma. O A3 deixou de ser montado no Brasil em 2006, mas o Golf permanece em linha no Paraná e de lá saem também Fox, CrossFox e, desde 2011, parte da linha SpaceFox.

A unidade emprega solda a laser na linha de montagem e tintas à base de água na seção de pintura. Segundo a Volkswagen, como forma de aprimorar a mão de obra, as equipes da fábrica passaram por mais de 300 mil horas de treinamento em dois anos.

A fábrica vem enfrentando várias greves nos últimos anos. Em 2011, uma paralisação motivada pelo aumento na Participação pelos Resultados (PPR), iniciada em 5 de maio, terminou só em 10 de junho. Estima-se que 22 mil carros deixaram de ser produzidos. Eles gerariam um caixa de cerca de R$ 750 milhões à montadora.