“A Ford está empenhada em melhorar sua qualificação e alavancar modelos de negócios adaptativos, que incluem trabalhar com parceiros para melhorar a eficiência”, afirma Jim Farley, presidente de mercados globais da Ford, em comunicado oficial divulgado pela Volkswagen em diversos países e idiomas, inclusive em português no Brasil.
“Essa potencial aliança com o Grupo Volkswagen é mais um exemplo de como podemos nos tornar mais ajustados como negócio, criando ao mesmo tempo um portfólio global de produtos e expandindo nossas capacidades”, acrescentou Farley. “Vamos analisar de agora em diante com a equipe da Volkswagen como trabalhar juntos para atender às necessidades dos clientes de veículos comerciais; e muito mais”, antecipa.
Para Thomas Sedran, diretor de estratégia do Grupo VW, as demandas de mercado estão se modificando rapidamente e tanto Ford como VW já têm posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos comerciais. “Para se adaptar a um ambiente desafiador, é muito importante ganhar flexibilidade por meio de alianças. Este é um elemento central da Estratégia 2025 do Grupo Volkswagen. A potencial colaboração industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar a competitividade global das duas companhias”, afirma Sedran no mesmo comunicado.
As empresas afirmam que irão atualizar as informações e divulgar detalhes a respeito da parceria global à medida que as conversações progredirem.
Ao ler o comunicado, impossível deixar de lembrar que as duas companhia já fizeram uma associação antes nascida no Brasil. Entre 1987 e 1996 Ford e Volkswagen trabalharam juntas na Autolatina, que englobou as atividades industriais das montadoras no Brasil e na Argentina. Esse acordo teve como resultado o compartilhamento de projetos de automóveis e motores.