
Uma a uma, as gigantes do setor automotivo vão se dobrando aos anseios de Elon Musk. Dessa vez foi o Grupo Volkswagen, que anunciou a adoção dos conectores do tipo NACS, da Tesla. GM, Ford e outras grandes companhias da indústria, como BMW e Toyota, já haviam “jogado a toalha” no quesito carregamento. A VW, agora, faz o mesmo.
O grupo, que também é dono de Audi, Porsche, Bentley, Scout Motors e outras marcas, disse que está “explorando novas soluções de conectores”. É provável que, a partir de 2025, os veículos elétricos da Volkswagen já saiam de fábrica preparados para o supercarregador da Tesla. A empresa comentou ainda que o acordo fará com que seus clientes tenham acesso a cerca de 15 mil novos pontos de carregamento na América do Norte.
LEIA MAIS:
– Após corte do governo alemão, Volkswagen vai conceder subsídios para elétricos– EUA caminham para adotar plugue da Tesla para todas as marcas, mas como fica o Brasil?
Com o anúncio da Volkswagen, resta apenas a Stellantis aderir ao padrão da Tesla. A imprensa internacional garante que, agora, Elon Musk concentrará esforços para selar um acordo com a companhia, dona de marcas como Fiat, Jeep, Chrysler, Ram, Dodge, Peugeot e Citroën.
Todo esse desenho faz, importante salientar, com que o padrão CCS fique cada vez mais ameaçado, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá. No entanto, vale ressaltar que o CCS 2, utilizado no Brasil e na Europa, tem se mostrado um conector mais do que adequado para veículos elétricos.