
Como consequência dessa reorganização, o utilitário esportivo Tiguan passará a ser montado também em Hannover. Hoje o carro é feito em Wolfsburg. A mudança também fará com que a próxima geração do Porsche Panamera seja fabricada inteiramente em Leipzig.
“Com a decisão de montar o Crafter na Polônia, reorientamos a estratégia de produção de nossos comerciais leves”, afirmou o membro do conselho administrativo, Leif Östling. Segundo o executivo, o veículo é bastante apropriado para todos os mercados em crescimento e terá papel importante para a divisão de veículos comerciais da VW.
A nova fábrica em Wrzesnia será a segunda unidade VW na Polônia para veículos comerciais. Ficará a 50 quilômetros de Poznan, onde é montada há mais de dez anos a van para entregas urbanas Caddy. De acordo com a VW, a região onde estará a futura planta reúne condições econômicas e infraestrutura favoráveis.
A fábrica ficará em um terreno de 2,2 milhões de metros quadrados. Terá área para armação de carroceria, seção de pintura e linha para montagem final. O início da construção está previsto para o fim deste ano. A partir de 2016, a VW de Hannover terá foco na produção do Tiguan, usando como base a plataforma modular transversal.
Da mesma forma, a partir de 2016 a unidade de Leipzig passará a montar e pintar a carroceria da geração atualizada do Porsche Panamera. Desde o lançamento, em 2009, as carrocerias desse modelo Porsche são produzidas e pintadas na fábrica de Hanover antes de seguir para a fábrica da Porsche na Saxônia para montagem final.