logo

Volkswagen estreia logo minimalista no Salão de Frankfurt

O projeto de como ficará a apresentação de uma concessionária Volkswagen com o novo logo simplificado
Author image

Redação AB

11 set 2019

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Há menos de cinco anos a Volkswagen assinava embaixo de seu logotipo com grossos traços brancos sobre fundo azul com a expressão Das Auto (O Carro, em alemão), uma imagem um tanto quanto arrogante que caiu por terra – e custou mais de duas dezenas de bilhões de euros em indenizações e multas – quando descobriu-se que os veículos da marca não eram tão probos como sugeria a propaganda, pois fraudavam as emissões de motores diesel. Após o escândalo, a empresa tenta passar uma borracha no passado recente, ao mesmo tempo em que resgata o passado mais distante, da origem como fabricante do “carro do povo”. Em mais uma etapa nessa estratégia de marketing da humildade, a marca acaba de lançar um logo minimalista no Salão de Frankfurt, Alemanha, com linhas mais finas, simples e sem nenhuma assinatura, para mostrar “a nova Volkswagen” ao público, que verá em seu estande mais veículos elétricos livres de emissões do que equipados com motores a combustão.
Por traz da simplicidade dos traços que parecem ter sido feito por uma criança que aprendeu a usar régua e compasso, gastou-se muito dinheiro. A Volkswagen informa que envolveu 19 times internos e 17 agências externas que trabalharam por nove meses – prazo classificado pela empresa como “recorde” – na tarefa de recriar o logo de seis riscos diagonais e um círculo. O estande da Volkswagen no IAA Frankfurt: estreia da nova imagem

“O novo desenho marca o início de uma nova era na Volkswagen”, disse em nota Jürgen Stackmann, membro do conselho de administração responsável por vendas, marketing e pós-vendas.

“Ao formular um novo conteúdo e com novos produtos, a Volkswagen dá um passo fundamental em sua transformação em direção a um futuro com balanço neutro de emissões. Agora é o momento certo de fazer a nova atitude de nossa marca visível para o mundo”, afirma Jürgen Stackmann.

O logo apresentado no IAA Frankfurt deste ano já está no alto do edifício a sede global da Volkswagen em Wolfsburg. A nova identidade visual começará a ser adotada já nos próximos meses pelas concessionárias na Europa e a partir do ano que vem na China e América do Norte e do Sul. A Volkswagen afirma que será uma das maiores trocas de logotipia já feitas no mundo. Ao todo, a empresa calcula que 70 mil logos serão substituídos em cerca de 10 mil concessionárias e estações de serviços em 171 países.

CORES, LUZES E VOZ

O novo logo da Volkswagen nos carros elétricos: apagado no hatch ID.3 lançado no Salão de Frankfurt e iluminado em outro conceito ID (Fotos: Pedro Kutney)

Até hoje o logo da Volkswagen era, na maior parte das vezes, azul e branco. Agora poderá ser apresentado em várias cores. Mais adiante, a ideia é iluminar o logotipo aplicado nos carros, como já acontece nos protótipos de carros elétricos da marca.
A empresa também lançou no IAA o som de sua marca. Novos modelos, o motorista ouvirá “Volkswagen” nos alto-falantes ao ligar ou desligar o carro. E será uma voz feminina, que em todas as comunicações daqui para frente vai substituir a tradicional voz masculina da Volkswagen.