
Desenvolvido no Brasil, o modelo Volkswagen foi projetado “de dentro para fora”, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. O objetivo era criar um carro pequeno por fora, mas com bom espaço interno, conseguido com uma carroceria mais alta. O gerente executivo de design, Gérson Barone, e o diretor de design e package, Luiz Alberto Veiga, participaram da criação do carro. Certo dia, Barone, que tem cerca de 1,90 metro, afirmou que queria um carro que oferecesse espaço para ele e seus familiares, também altos.
Entre os destaques do modelo está a possibilidade de banco traseiro corrediço, que melhora o espaço dos passageiros ou da bagagem, o que for mais conveniente. Em dezembro de 2008, a VW comemorava 500 mil unidades vendidas. Em 2010 o carro foi reestilizado. Os detalhes dianteiros e a iluminação traseira receberam características de estilo adotadas em todos os projetos atuais da montadora alemã.
No segundo semestre de 2012 o carro alcançou 1 milhão de unidades. Em junho de 2013 o Fox estreou o motor de três cilindros EA 211, o primeiro desse tipo fabricado pela Volkswagen no Brasil. O Fox é produzido em São José dos Pinhais (PR) com opções 1.0 de três ou quatro cilindros e 1.6 de quatro cilindros.