
Considerando apenas os licenciamentos de julho, com pouco mais de 14,3 mil unidades, o Gol perdeu a liderança do mercado de automóveis para o Fiat Palio, que encerrou com 15,9 mil emplacamentos. A queda no volume fez com que a montadora também perdesse o segundo lugar no ranking de marcas para a General Motors, que subiu graças ao bom desempenho do Ônix. No mês passado, ainda considerando apenas automóveis, enquanto a Fiat liderou com 20,4% de fatia do mercado com 42,4 mil unidades emplacadas, a GM ficou com fatia de 20,1%, com 41,9 mil unidades. A Volkswagen viu sua participação cair para 19%, ao emplacar 39,6 mil veículos no mês.
Na categoria de comerciais leves, a Volkswagen mantém o segundo lugar no ranking de marcas, mas aparece em terceiro na soma de automóveis e comerciais leves, com Fiat e GM na primeira e segunda posições, respectivamente.
Já no acumulado janeiro-julho, embora o VW Gol continue líder com 107,9 mil emplacamentos, a distância para o segundo colocado diminuiu para menos de 10 mil unidades. O Fiat Palio segue na briga pela liderança ao encerrar o período com 98,5 mil licenciamentos, seguido por Chevrolet Ônix, cujas vendas chegaram a 81 mil unidades.
ATACADO E VAREJO
O Gol só continua a liderar o ranking de sete meses por causa das vendas diretas a frotistas. Ainda de acordo com os dados da Fenabrave, no mês passado o carro da VW aparece na sétima posição do ranking de modelos mais emplacados nas vendas do varejo, nas concessionárias. Neste caso, Ônix lidera, seguido por Palio e Hyundai HB20. Outros modelos também figuram na frente do Gol como os mais procurados pelos consumidores nas lojas, como o Ford Fiesta, na quarta posição, além de Chevrolet Prisma e Fiat Siena, nesta ordem. O Gol é seguido de perto por outros três modelos VW: Fox, CrossFox e Up!.
Já nas vendas diretas, realizadas pela montadora para clientes frotistas, como locadoras e prestadores de serviços, sem intermediação da concessionária, o Gol se manteve no topo em julho, seguido pelo Fiat Uno.
No acumulado de sete meses, a situação não muda: no varejo, Palio, Ônix, HB20 e Fiesta são os mais vendidos, com o Gol em quinto lugar, enquanto que nas vendas diretas o modelo ainda consegue segurar a liderança, também à frente do Uno.