logo

golf

Volkswagen Golf feito no Brasil ganha nota máxima do Latin NCAP

O modelo Volkswagen Golf geração sete fabricado na unidade de São José dos Pinhais (PR) recebeu a nota de segurança máxima pelo Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, na primeira bateria de testes realizados neste ano na região. Assim como o VW, o modelo Seat Ateca, fabricado no México, também recebeu cinco estrelas, tanto para a proteção de ocupante adulto quanto para a proteção do ocupante infantil.
Author image

Redação AB

15 mar 2017

3 minutos de leitura

X_noticia_25475.jpg

Foram os dois primeiros modelos avaliados a partir dos novos padrões de testes de colisão, cujos protocolos ficaram mais rígidos em 2016: além do impacto frontal, também faz teste de impacto lateral e exige o controle de estabilidade (ESC) para conferir a nota máxima. Além disso, pela primeira vez o Latin NCAP concedeu um prêmio extra, o Advanced Awards, que reconhece os modelos cinco estrelas que incluem sistemas de prevenção de acidentes, como a frenagem autônoma de emergência (AEB), que em ambos os modelos é oferecido como opcional, e tecnologias de proteção de pedestres. Eles também oferecem até sete airbags.

Ambos os carros foram testados a pedido da própria montadora no chamado patrocínio, quando a fabricante pede ao Latin NCAP que realize os testes e paga todo o processo, enquanto o Latin NCAP escolhe uma unidade do modelo que será testado de forma aleatória. Neste teste foi utilizado uma versão brasileira do VW Golf VII. Já o Seat Ateca, fabricado no México e que é vendido em outros mercados da América Latina, é equipado com sete airbags, ESC e proteção para pedestres. Ambos têm padrão de segurança europeu.

“É uma grande conquista para o Grupo Volkswagen, que fabrica tanto o Volkswagen quanto o Seat, em ser os pioneiros em alcançar a máxima pontuação em segurança, conforme o novo protocolo. Agora que demonstraram que é possível, impulsionamos outros fabricantes da região a melhorarem seus carros e oferecer proteção cinco estrelas”, comemorou o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas. “Sentimo-nos particularmente à vontade com esses resultados, já que ambos os fabricantes foram além das cinco estrelas, ganhando o Latin NCAP Advanced Awards. Esses prêmios estimulam os fabricantes com melhor pontuação para eles oferecerem segurança ainda maior, e a Volkswagen e a Seat sem dúvida o conseguiram”.

“Esta é a primeira vez desde o novo protocolo estabelecido em 2016 que conseguimos bons resultados em nossa região”, comenta a presidente do Latin NCAP, María Fernanda Rodríguez. “Talvez para os NCAPs de outras regiões, por exemplo, nas quais são exigidas normativas ONU, isso seja muito normal, mas para nós é algo extraordinário. Espero que os governos possam entender que é totalmente viável exigir aos fabricantes de todas as marcas os padrões de segurança da ONU. Só assim poderemos reduzir o escandaloso número de mortes e lesionados de nossos países”.

Veja abaixo os vídeos com os testes de colisão e de ESC do Volkswagen Golf VII e do Seat Ateca: