logo

alemanha

Volkswagen Golf terá importação do México

A Volkswagen informa aos concessionários que, diante do aumento das vendas do Golf no Brasil, passará a importar temporariamente o hatchback do México, onde também é produzido para atender o mercado local e norte-americano.
Author image

Redação AB

22 ago 2014

2 minutos de leitura

X_noticia_20320.gif

Segundo a assessoria de imprensa da fabricante, as importações, que até então eram procedentes exclusivamente da Alemanha, já não são suficientes para atender à demanda. Assim, o volume mexicano chegaria para diminuir os prazos de entrega. As unidades produzidas na Alemanha que já foram entregues às concessionárias permanecem disponíveis para vendas.

A Volkswagen não confirma, mas é bastante provável que os maiores volumes do Golf passem a ser trazidos do México até que o modelo comece a ser fabricado aqui em 2015. Os carros importados das fábricas mexicanas, segundo acordo automotivo entre os países, não pagam imposto de importação de 35%, assim como acontece com os integrantes do Mercosul. Contudo, a Volkswagen tem uma cota de isenção, que no seu caso é de US$ 485,5 milhões que podem ser usados no período de março de 2014 a março de 2015 (leia aqui).

A fabricante não comenta se o conteúdo do Golf mexicano será diferente do alemão e se seu preço poderá diminuir. O valor do carro mexicano, em tese, deveria ser menor, já que a Volkswagen não está pagando o imposto de importação.

De acordo com números da Fenabrave, federação que representa concessionários no Brasil, 1,3 mil unidades do Golf foram vendidas em julho. No acumulado dos sete meses, o modelo teve 10,5 mil emplacamentos. Sua importação termina no segundo semestre de 2015, quando passa a ganhar forma na fábrica da Volkswagen do Paraná.