
A Volkswagen abriu a segunda concessionária no conceito City Store da marca no Brasil, em São Paulo (SP), em parceria com o Grupo Caraigá. A casa é menor e mais conectada e, segundo o vice-presidente de vendas e marketing da montadora, Roger Corassa, com um atendimento mais “humanizado”.
A loja em São Paulo comporta até quatro carros em exposição e tem cerca de sete vendedores. Para se ter uma ideia, em uma concessionária do conceito atual, há pelo menos 20 consultores de vendas. Porém, o espaço menor e menos funcionários não é sinônimo de menos custos.
VEJA MAIS:
– Com dinheiro em caixa, Volkswagen vai brigar no topo do mercado brasileiro?
– Volkswagen investe mais R$ 9 bi no Brasil e terá nova picape
O diretor de vendas de marketing do Grupo Caraigá, Fernando Beer, disse que os investimentos na adaptação da loja de acordo com as especificações da Volkswagen foram cerca de três vezes superiores aos gastos em uma concessionária comum.
“Sem contar o terreno, mas aceitamos o desafio de ser o grupo pioneiro nesta nova concepção em São Paulo. A nossa relação com a marca é antiga. No próximo ano vamos comemorar 60 anos de operação representando somente a Volkswagen”, disse Beer. O Grupo Caraigá tem duas concessionárias VW e duas Audi em São Paulo.
Volkswagen City Store segue tendência de mercado
Segundo a montadora, o novo conceito de revenda prioriza a modernidade e a digitalização, uma tendência de mercado com lojas mais compactas, que podem ser instaladas em locais onde o espaço físico é menor, priorizando o uso da tecnologia.
Uma das ferramentas é o DDX (Digital Dealer eXperience), na qual o cliente conhece todo o portfólio Volkswagen e configura os modelos em uma TV touchscreen. Essa experiência pode ser espelhada no tablet do vendedor, que guia o consumidor nessa jornada digital.
No DDX, também é possível assistir a vídeos sobre tecnologias da marca e acessórios instalados virtualmente no veículo, explica a Volkswagen.
“Queremos proporcionar uma experiência inesquecível, com atendimento diferenciado, cordial e humano em toda a jornada desse novo consumidor, cada vez mais digital e conectado”, afirmou Corassa, da Volks.
Além da cidade de São Paulo, a Volkswagen tem lojas no conceito City Store nas cidades do Rio de Janeiro, Assunção (Paraguai), Bucaramanga (Colômbia) e Cayalá (Guatemala) e deve inaugurar outra na Argentina.
