logo

none

Volkswagen inicia a produção da Amarok

A Volkswagen divulgou fotos da Amarok, sua nova picape média para disputar um mercado de dois milhões de veículos por ano em todo o mundo. Ela começou a ser produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina e chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2010.
Author image

Redação AB

07 dez 2009

3 minutos de leitura

G_noticia_5310.gif

O veículo entra no mercado europeu no segundo semestre e também à África do Sul e Austrália.

O primeiro modelo terá cabina dupla e quatro portas. Dentro de um ano será produzida a versão com cabina simples.

Motores TDI

Com 5,25 m de comprimento e chassis tipo escada, o veículo traz faróis horizontais integrados com a grade. Há dois motores turbodiesel (TDI): um 2.0 de 120 kW (163 cv) e injeção common-rail com dois turbocompressores sequenciais, que disponibilizam um torque de 400 Nm a apenas 1.750 rpm.

O segundo motor, que será oferecido no segundo semestre de 2010, é um TDI também de quatro cilindros com 90 kW (122 cv). Utilizando um turbocompressor de geometria variável, atinge o torque máximo de 340 Nm a partir de 2.000 rpm.

Para as duas versões de motores a Amarok conta com câmbio manual, de 6 velocidades. Na Amarok com tração integral não permanente, mesmo no modo 4×4 o TDI de 122 cv percorre 13,1 km por litro de combustível. O TDI de 163 cv faz 12,8 km por litro.

O tanque de combustível de 80 litros assegura autonomia de 1.000 km.

Opções de tração

No Brasil a Amarok será oferecida com dois tipos de tração: integral não-permanente e tração traseira. A Amarok com tração integral não-permanente utiliza acoplamento rígido. A tração 4 x 4 é acionada por meio de um botão e o torque é dividido igualmente para os dois eixos.

Para situações mais difíceis, a picape conta com tração reduzida, que permite enfrentar subidas de 45 graus com carga total. A suspensão progressiva, com três lâminas de molas principais e duas auxiliares, garante proteção em caso de sobrecarga.

Para o mercado brasileiro, será oferecida inicialmente a Amarok Highline, com retrovisores externos parcialmente cromados, detalhes cromados no exterior e interior e molduras das caixas das rodas alargadas, pintadas na cor da carroçaria, alojando rodas de alumínio de 18 polegadas.

A versão topo de linha é caracterizada, também, pelo painel de instrumentos com cor de fundo exclusiva, ar-condicionado digital (Climatronic), revestimento dos bancos e detalhes de acabamento em couro e sistema de som mais sofisticado.

A caçamba da Amarok é a maior da categoria, com área útil de 2,52 m2 (1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura). A capacidade de carga é de 1,15 tonelada.

Segurança

A Amarok traz quatro airbags, ESP, ASR, ABS e sistemas de assistência. Os cintos de segurança dos bancos dianteiros com pré-tensores e sensores de uso com alerta sonoro e visual no painel de instrumentos.

ABS e ASR são de série, assim como o bloqueio eletrônico do diferencial (EDL). A Amarok conta também com um sistema ABS específico para utilização off-road, acionável por meio de um botão, que reduz significativamente a distância de frenagem em pisos de terra ou cascalho.

Os carros equipados com sistema eletrônico de estabilidade (ESP), em velocidades abaixo de 30 km/h, além do ABS para off-road contam também com o assistente de descida (Hill Descent Assist), equipamento que mantém a velocidade constante nas descidas, aumentando a segurança e o controle em declives acentuados. Pela primeira vez neste segmento, o motorista pode ajustar a velocidade nas descidas, desde que abaixo dos 30 km/h, através do freio ou do acelerador.

Além disso, todos os veículos com ESP dispõem do assistente de subida (Hill Hold Assist), que imobiliza automaticamente o veículo nas subidas até que o condutor acelere o suficiente para impedir o recuo involuntário.

Confira mais imagens do Amarok no Automotive Business Media Center.