logo

none

Volkswagen inicia vendas da Amarok no Brasil

Author image

cria

07 mai 2010

3 minutos de leitura

G_noticia_6772.gif

Confira outras imagens no Media Center Automotive Business.

A Amarok chegará à rede de concessionárias da empresa até o final deste mês. A nova picape, desenvolvida na Alemanha e produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina, marca a estreia da Volkswagen no segmento de picapes médias.

O preço do modelo foi definido em R$ 119.490. “A Amarok conta com recursos tecnológicos inéditos no segmento, aliando a robustez de uma picape média ao conforto de um automóvel de passeio”, justifica o presidente da empresa no Brasil, Thomas Schmall.

A Amarok vem equipada com o motor TDI de 2,0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 40,7 kgfm a 1.500 rpm. Dados da empresa indicam um consumo médio de 13,1 km/l (em 4×2).

A motorização adota o conceito de downsizing, que leva a motores de baixa cilindrada mas com alta potência e torque. Com autonomia próxima de mil quilômetros, a unidade turbodiesel utiliza transmissão manual ZF de seis velocidades.

A Amarok é oferecida com tração 4×4 selecionável (4Motion) que utiliza acoplamento por engrenagens para que o torque seja distribuído igualmente entre os dois eixos. Em situações mais difíceis, como subidas de 45º é possível utilizar o modo 4×4 reduzido. A suspensão traseira progressiva é composta por feixe de molas com três lâminas principais e duas secundárias.

O sistema de tração dispõe ainda, de bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) que, em situações na qual uma das rodas fique sem tração, o freio desta roda é acionado evitando que a pick-up patine. Além disto, é oferecido um sistema de bloqueio de diferencial mecânico para o eixo traseiro, que permite uma utilização ainda mais radical.

A Volkswagen informa que o veículo traz as maiores medidas do segmento nas dimensões do habitáculo e na caçamba. A Amarok acomoda cinco ocupantes e, com apenas duas pessoas a bordo, é possível rebater o banco traseiro para aumentar a área de carga no interior.

A caçamba tem 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando em área de carga com 2,52 m2. A picape pode levar até 1.047 kg e tracionar reboques com até 2.400 kg de peso em rampas com inclinação de até 12%.

O fabricante destaca, ainda, os conceitos de segurança adotados, que definiriam novos padrões na classe. Há airbags para o motorista e passageiro dianteiro e cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros. Entre outros dispositivos de segurança ativa, a Amarok traz programa eletrônico de estabilidade (ESP), opcional.

A picape apresenta de série o ABS “off road”, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia) e velocidade até 130 km/h, proporcionando uma maior eficiência de frenagem. Sistemas de auxílio ao motorista como sistema de assistência à frenagem, controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial são também de série. Amarok oferece, ainda, os sistemas de controle automático de descida e assistente para partida em subida.

A Amarok Highline conta com rodas de liga-leve de 18 polegadas, retrovisores parcialmente cromados, painel de instrumentos com cor de fundo exclusiva, ar condicionado automático “dual zone”, sistema de som com display sensível ao toque e o revestimento dos bancos em couro. Opcionalmente o modelo contará com o ESP e rodas de liga leve de 19 polegadas.