
O novo utilitário esportivo também foi concebido para os americanos, está previsto para 2016 e faz parte da estratégia do Grupo VW de tornar-se líder mundial em 2018. “O SUV de Chattanooga atenderá o pedido de nossa rede de concessionários, trazendo novos clientes e crescimento adicional para a marca”, diz o presidente e CEO do Grupo Volkswagen of America, Michael Horn. Além da produção desse veículo, Chattanooga terá um novo centro independente de pesquisa e desevolvimento.
O objetivo do departamento será identificar expectativas dos clientes, a fim de adequar os modelos já existentes ou previstos para aquele mercado. O centro terá equipe de 200 engenheiros. De 2014 a 2018, o Grupo VW vai investir mais de US$ 7 bilhões nos Estados Unidos e México. A intenção é vender 800 mil veículos nos EUA em 2018.
Em Chattanooga, o novo SUV será integrado à estrutura já existente com o aumento da área construída em 50 mil metros quadrados. O futuro utilitário esportivo foi criado a partir do carro-conceito CrossBlue.