
A VW planeja dar férias coletivas para parte dos funcionários de sua fábrica em Taubaté (SP), onde são produzidos os modelos Up!, Gol e Voyage. Segundo o sindicato dos metalúrgicos local, um documento foi protocolado pela montadora, que prevê um período de quase 30 dias, entre 20 de agosto e 18 de setembro, no entanto, não informa a quantidade de funcionários e os setores que serão afetados com a medida. Atualmente, 3,1 mil pessoas são empregadas na unidade.
Em comunicado, a Volkswagen defende que “no caso de flutuações momentâneas de mercado, a empresa poderá, no futuro, utilizar ferramentas de flexibilização da produção, no sentido de se adequar à demanda de mercado”, embora não tenha confirmado a medida até o fechamento desta reportagem.
A adequação da produção à demanda do mercado também foi o motivo que levou a VW a planejar férias coletivas para 1 mil trabalhadores em sua planta de São Bernardo do Campo (SP).
Há pouco mais de um ano, em abril de 2017, a montadora concedeu férias coletivas a 3,6 mil funcionários de Taubaté. Na época, a empresa também alegou que a medida previa adequar os volumes de produção à demanda do mercado de veículos.