logo

Volkswagen pode adotar layoff para 1,4 mil no ABC

Medida tende a ser tomada pela queda no mercado argentino, que já forçou férias coletivas em Taubaté
Author image

Redação AB

29 out 2019

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A partir de 2 de janeiro de 2020, 1,4 mil funcionários da fábrica Anchieta da Volkswagen, de São Bernardo do Campo (SP), poderão entrar em layoff, suspensão temporária dos contratos de trabalho. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pela montadora. “A adoção ou não da medida dependerá de eventual retomada do mercado argentino”, informa a Volkswagen.
O retorno ao trabalho deve ocorrer em maio ou junho. A unidade Anchieta produz o hatch Polo, o sedã Virtus e a picape Saveiro. Os três modelos são vendidos no País vizinho. Confirmado o layoff, os funcionários ficarão em casa recebendo a cada mês o equivalente a seus vencimentos líquidos. Esse valor será formado pelo seguro desemprego e pelo complemento pago pela montadora.

Outro reflexo da crise argentina são as férias coletivas para 1,2 mil trabalhadores iniciadas segunda-feira, 28, na unidade de Taubaté (SP). A medida atinge funcionários do primeiro e segundo turnos por 20 dias. Com isso, a produção diária de 900 carros cairá pela metade.
De acordo com o sindicato local, entre 60% e 70% da produção da Volkswagen de Taubaté é exportada. A unidade é responsável pela montagem dos hatches Up! e Gol e do sedã Voyage.