

A Volkswagen abraça o conceito de mobilidade como serviço e considera oferecer direção autônoma como um serviço em seus carros, com pagamento conforme o uso do sistema. O preço estimado na Europa é de € 7 por hora. A novidade foi cogitada por um dos membros do conselho da marca em uma entrevista a um jornal alemão.
“Em relação à direção autônoma, podemos imaginar oferecê-la de hora em hora”, disse o responsável pelas vendas, marketing e pós-venda da Volkswagen, Klaus Zellmer.
“Assumimos um preço de cerca de sete euros por hora. Então, se você não quiser dirigir sozinho por três horas, pode pagar 21 euros para o sistema automatizado fazê-lo”, conta. Ele acrescenta que, neste caso, a direção autônoma estaria disponível para todos os modelos.
A Alemanha avalia uma nova legislação para permitir a circulação de carros autônomos em vias públicas a partir de 2022. A proposta refere-se ao nível quatro de automação, que permite ao computador controlar toda a direção em determinadas condições, sem a necessidade de intervenção ou monitoramento humano.
A direção autônoma com pagamento por uso seria uma das estratégias das montadoras para reinventar seu modelo de negócio e gerar novas receitas a partir de software e serviços digitais. A ideia é tornar os carros interconectados, como os smartphones.
Um dos exemplos nesta direção é o Cart, da Stellantis, uma plataforma de e-commerce exclusiva que passa a integrar os computadores de bordo dos veículos vendidos no Brasil. A partir do próximo semestre, os novos Fiat Toro serão equipados com a tecnologia que permite ao passageiro fazer compras on-line pelo painel do veículo.