logo

Volkswagen reabre fábrica de transmissões na Argentina

Linha de produção de transmissões da VW em Córdoba retoma produção para eexportação
Author image

Redação AB

28 abr 2020

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque


A fábrica de transmissões da Volkswagen em Córdoba, na Argentina, será a primeira do grupo a retomar a produção após a paralisação para conter o contágio da pandemia de coronavírus. A planta, que exporta 100% das caixas de câmbio manual que produz para unidades do grupo em 10 países, será reaberta na quarta-feira, 29. Já estava prevista a reabertura mais cedo das fábricas latino-americanas da empresa com maior vocação às exportações, como também é o caso no Brasil da unidade de motores de São Carlos (SP), conforme já tinha adiantado semana passada Pablo Di Si, presidente da VW América Latina.

Segundo informa a empresa, a retomada da produção recebeu autorização do Ministério da Indústria, Comércio e Mineração da Província de Córdoba, e seguirá protocolos de saúde para evitar a contaminação de coronavírus. Foi estabelecido um cronograma progressivo de produção. Na primeira semana, serão produzidos 3.573 transmissões e componentes, na segunda semana 7.082, na terceira 7.790 e a partir da quarta deverá ser atingido o nível 8.040 caixas. Dessa forma, segundo informa a VW, será possível atender os pedidos já solicitados e os contratos internacionais, que respondem atualmente por 100% dos negócios da planta argentina.
A fábrica de transmissões de Córdoba continua sendo preparada para um novo projeto, com investimento de US$ 150 milhões para a produção da caixa de transmissão manual MQ281 a partir de maio, que também será 100% destinada para exportação a fábricas de veículos do Grupo VW na Europa.
Córdoba é uma das oito unidades de produção de transmissões do Grupo Volkswagen no mundo. As caixas manuais são exportadas de lá principalmente para o Brasil, Alemanha, Espanha, República Tcheca, Eslováquia, China, Índia, África do Sul, Estados Unidos e México. As transmissões argentinas equipam os modelos Volkswagen como Golf, Vento e T-Roc; Seat Ibiza, León e Toledo; Skoda Fabia e Octavia; e Audi A1 e Q2.