
A Volkswagen vai conceder férias coletivas a 3,6 mil trabalhadores da fábrica de Taubaté (SP) a partir da terça-feira, 18. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. Com 4 mil funcionários, a unidade terá, segundo a entidade, a produção interrompida no período.
Os funcionários voltarão ao trabalho entre 28 de abril e 8 de maio. “O sindicato acompanha as atividades da empresa para que sejam tomadas as medidas necessárias para manutenção dos postos de trabalho, já que as férias coletivas são uma prerrogativa da Volks”, diz nota distribuída pela organização. Procurada, a Volkswagen informou que “tem feito uso de ferramentas de flexibilização para adequar o volume de produção à demanda do mercado”.
Enquanto suspende temporariamente a produção na fábrica, a companhia busca aquecer suas vendas com a atualização do Up!. O modelo foi apresentado à imprensa também na terça-feira, 18. A montadora vem perdendo participação no mercado nacional. No primeiro trimestre de 2017 os emplacamentos de carros da marca somaram 58,8 mil unidades, com apenas 12,8% de market share.
Entre dezembro de 2016 e janeiro deste ano 615 trabalhadores da Volkswagen na região aderiram a um Plano de Demissão Voluntária (PDV). Pelo acordo coletivo aprovado para 2017 com validade até 2022, a empresa se comprometeu a não demitir, além de implementar ações de flexibilidade, banco de horas, otimização de custos, entre outras medidas.