Segundo a entidade, a nova exigência provocou aumento da presença desta tecnologia como item de série nos carros. A organização destaca a boa posição do Prius no ranking dos carros mais seguros pelo uso do sistema como parte do pacote Toyota Safaty Sense, que oferece recursos para antecipar e evitar acidentes. O Seat Asteca também teve boa performance nos mesmos aspectos. Este ano o Euro NCAP organizou o tradicional ranking Best in Class, que leva em conta apenas os carros com equipamentos de série, e fez ainda outra classificação, que considera também os pacotes de segurança oferecidos como opcionais.
“Algumas tecnologias são caras e reconhecemos que pode não ser plausível colocá-las como itens de série em toda a gama já no primeiro momento. Fazer um ranking paralelo levando isso em conta permite que as montadoras mantenham os carros acessíveis e, ao mesmo tempo, ofereçam ao consumidor a chance de conhecer novos dispositivos de segurança. Foi interessante ver a ampla adoção do sistema de detecção de pedestres ao longo de 2016 como item de série ou como opcional”, observa Michiel van Ratingen, secretário geral da entidade.
O Mercedes-Benz Classe E teve boa performance no novo ranking, mas por ter sido o único modelo testado na categoria Carro Executivo, ele não recebeu o selo Best in Class. Segundo a entidade, o automóvel se destacou por performance excepcional em proteção infantil e resultados excelentes nos testes de impacto.