
O Alexa funciona como um assistente pessoal usando recursos da inteligência artificial. Graças à sua incorporação ao sistema do carro, será possível o motorista instrui-lo a realizar ações por meio de comando de voz, como ligar o aquecimento da casa no momento ideal para encontrar uma temperatura confortável, por exemplo.
Durante a CES (Consumer Electronics Show), tradicional feira de tecnologia e eletrônicos realizada em Las Vegas (EUA), a Volkswagen mostrou seu SUV Tiguan equipado com um sistema que reage a palavras-chave por comando de voz como ‘Hey, Volkswgen’. A edição da feira neste ano mostrou claramente a tendência do uso de inteligência artificial pelas montadoras (leia aqui).
“Temos várias possibilidades de programas que os clientes podem escolher”, disse o diretor da VW para desenvolvimento eletrônico, Volkmar Tanneberger. “Então você pode dizer, por exemplo, ‘Hey Buddy, pergunte a Alexa o quão quente está em casa?’ E depois canaliza o comando para Alexa, que informa ser 20 graus”, exemplifica.
O recurso também pode ser utilizado na via contrária, de perguntar ao Alexa sobre o status do combustível do carro antes de sair de casa, com frases como “Alexa, pergunte ao Volkswagen quanto combustível há no tanque”.
O Alexa utiliza software de reconhecimento de voz de última geração. Por meio da inteligência artificial, a montadora reforça que o sistema ainda é capaz de se tornar cada vez mais familiarizado com um usuário e suas preferências ao longo do tempo e utiliza esse conhecimento para sugestões de rotas personalizadas, por exemplo.
“A Volkswagen e a Amazon compartilham uma visão comum em torno da voz com o futuro: é uma maneira segura e natural para que possamos interagir com o veículo”, disse gerente geral da Amazon Alexa Automotive, John Scumniotales.