
A primeira iniciativa envolve a marca Scania, que vai testar e desenvolver uma solução de comboio virtual em Singapura. O sistema prevê a formação de fileiras com quatro caminhões, que percorrerão distâncias de até 10 quilômetros em estradas públicas, transportando carga entre terminais portuários. O primeiro motorista vai determinar a velocidade e a direção e os outros veículos seguirão o trajeto de forma autônoma.
O projeto foi encomendado pelas autoridades de transporte do país, que buscam soluções para a alta densidade populacional e para a dificuldade de contratar condutores. A primeira fase dos testes aconteceu na fábrica da Scania em Södertälje, na Suécia.
A outra iniciativa para desenvolver comboio virtual envolve a MAN, que firmou parceria com a operadora logística DB Schenker. É a primeira cooperação entre uma operadora e uma empresa de transportes com foco na tecnologia. A ideia é fazer testes em condições reais e por um longo período para construir banco de dados relevante. A partir de 2018, as empresas pretendem colocar um comboio para operar na estrada alemã que liga as cidades de Munique e Nuremberg. Na etapa seguinte, o plano é usar o sistema de comboio no complexo da própria DB Schenker.
Segundo a Volkswagen Truck & Bus, a tecnologia é uma solução para melhorar a fluidez em estradas e vias cada vez mais cheias de veículos. A companhia aponta que os comboios virtuais poderão contribuir para reduzir o consumo de combustível em até 10%, além de diminuir significativamente o risco de acidentes.