
A Volkswagen passa a adotar um sistema que avalia a sustentabilidade dos fornecedores. A partir de julho os parceiros da montadora serão submetidos a um novo critério de nomeação dos fornecedores, o Sustentability Rating (Avaliação de Sustentabilidade).
O sistema será utilizado como critério para a seleção dos parceiros, que terão de atender padrões de conduta sociais, ambientais e de compliance da Volkswagen. Pela plataforma digital https://supplierassurance.com/help, os fornecedores terão de compartilhar todas as suas informações de sustentabilidade, que serão avaliadas e ranqueadas pela VW. Adicionalmente, poderá ser solicitado também o preenchimento de um questionário sobre combate à corrupção.
Conforme o desempenho da empresa neste conjunto de informações, a análise poderá incluir visitas presenciais a fim de identificar eventuais riscos, o que irá habilitar ou não o fornecedor.
“A partir do resultado da avaliação, as empresas também receberão sugestões de melhoria. Com isso damos um passo importante para o desenvolvimento de uma rede de fornecedores mais sustentável”, afirma o vice-presidente de compras da VW SAM e do Brasil, Martin Fries.
Segundo a montadora, a partir de julho a nomeação de fornecedores não será mais possível sem o Sustentability Rating, que terá validade máxima de seis anos.