
Com o uso de mais materiais de alta resistência, como aços especiais e alumínio em algumas áreas, o novo modelo é até 85 quilos mais leve que seu antecessor, conferindo economia de combustível de até 20%. No comprimento o modelo perderá cerca de 2 milímetros, mas terá a distância entre os eixos ampliada em 3,3 centímetros e a capacidade do porta-malas crescerá para 650 litros, 47 litros a mais na comparação com o modelo atual.
Com a nova geração produzida sobre a multiplataforma MQB da VW, o novo Passat será equipado também com uma nova gama de motores, a gasolina, diesel e um híbrido plug-in, com destaque para o motor 2.0 TDI a diesel biturbo. Todas terão câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, de sete marchas.
Entre os aparatos tecnológicos, o novo Passat terá uma tela de exibição de informações em um display interativo totalmente configurável, que substituirá o painel de instrumentos. Além disso, farão parte do pacote um sistema modular de infoentretenimento e o Park Assist, que permite estacionar o carro automaticamente, sem a intervenção do motorista. No quesito segurança, o sistema de Emergência Assistida, que pode parar o veículo quando o motorista está incapacitado, além do mais recente Front Assist com City Emergency Braking, que opcionalmente combina radar e sensores de câmera para detectar aproximação com pedestres e fazer frenagem automática de emergência.
O novo Passat contará ainda com luzes traseiras de LED, enquanto os faróis dianteiros serão de luzes halógenas e de LED.