logo

Volume de cargas fretadas pela TruckPad cai 25% na semana

Levantamento com 10 mil contratantes de fretes detectou redução de movimento com queda de consumo causada pela epidemia de coronavírus
Author image

Redação AB

25 mar 2020

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O agravamento da epidemia de coronavírus e as medidas de isolamento social no País já causa sensível redução na distribuição de mercadorias no País. Levantamento feito pela TruckPad junto a 10 mil contratantes de fretes da indústria, do comércio, atacadistas e transportadoras, que usam a plataforma para fretar caminhoneiros autônomos, detectou redução média de 25% no volume de cargas transportadas esta semana, na comparação com a operação normal das transportadoras.

A maior queda foi no volume de entregas urbanas, as chamadas cargas “last mile”, que tiveram retração de quase 30%. Segundo a TruckPad, esses frentes envolvem a distribuição de mercadorias em estabelecimentos comerciais como lojas de rua, shopping centers, supermercados etc.
Já para as cargas completas, tipo “full truck load’” (ou completa), que ocupam toda a capacidade de um caminhão, a pesquisa aponta queda de 20%, demonstrando que também já há desaceleração nos frentes do agronegócio, comércio atacadista e de boa parte da indústria.
“Este porcentual de queda deve aumentar na próxima semana, quando teremos o reflexo de um período maior de dias nos quais a população consumidora tenha sofrido com as restrições de movimentação”, avalia Carlos Mira, fundador e presidente da TruckPad.