
– Veja aqui os dados de veículos financiados em janeiro;
– Veja aqui mais dados de financiamentos de veículos;
– Veja outras estatísticas em AB Inteligência.
Com relação a dezembro, a queda é mais acentuada uma vez que o último mês do ano é sempre mais forte em termos de volumes de vendas. Nesta comparação, houve recuo de 23,1%, tendo dezembro registrado o financiamento de pouco mais de 107 mil unidades.
Por segmento, o de leves apresentou queda menor nas duas comparações: com 79.333 unidades financiadas em janeiro, a retração sobre mesmo mês de 2016 ficou em 7,3%, enquanto sobre dezembro o tombo é de 22,4%.
Para o de comerciais pesados, houve recuo de 36% sobre dezembro e de 37% com relação a dezembro de 2016. Neste primeiro mês do ano, o mercado registrou o financiamento de apenas 2.984 veículos, entre caminhões e ônibus.
Os usados tiveram desempenho melhor ao totalizar 260 mil veículos financiados no mês passado, entre leves e pesados: o volume é 20,2% maior que o de financiamentos realizados em janeiro de 2016. Contudo, sobre dezembro, o recuo foi de 7%. O total de automóveis e comerciais leves usados financiados no primeiro mês do ano somaram 250,4 mil unidades, superando janeiro do ano anterior em 20,6%.
O financiamento de pesados usados também aumentou no início do ano, passando de 8,7 mil unidades para 9,5 mil em um ano.
O CDC – crédito direto ao consumidor – foi responsável por mais de 83% dos financiamentos realizados em janeiro deste ano. O consórcio segue como a segunda maior opção do consumidor que opta por comprar veículos a prazo, com 14,1% dos financiamentos. O leasing respondeu por apenas 0,7%.