logo

veiculo celula combustivel asia

Volume de veículos movidos por célula de combustível cresce na Ásia

Levantamento da Globaldata projeta uma frota de mais de 60 mil unidades na região até 2029, destacando o veiculo a combustivel na Asia.
Author image

Redação AB

19 nov 2024

1 minutos de leitura

Carro com bateria de célula de combustível

O segmento de veículos movidos por meio de uma célula de combustível deverá crescer no mercado asiático entre 2024 e 2029.

De acordo com dados da Globaldata, o volume desses veículos deverá saltar de 9 mil unidades na região para 61,6 mil unidades.


LEIA TAMBÉM:
BMW e Toyota ampliam parceria para veículos a hidrogênio
Bosch investe em hidrogênio e inicia produção de células


Apesar do crescimento projetado, a consultoria alerta para os desafios que esse tipo de motorização terá pela frente no mercado.

“O custo do hidrogênio é um dos obstáculos que precisam ser abordados para a adoção generalizada. O combustível é caro para armazenar e transportar devido à sua volatilidade, mas o principal fator de custo é a fonte de energia usada para a produção”, disse o analista Madhuchhanda Palit.

“O hidrogênio verde, produzido por eletrólise usando energia renovável como solar ou eólica, é ecologicamente correto, mas caro em comparação ao hidrogênio produzido usando combustíveis fósseis”, completou.

À medida que os países asiáticos se concentram em veículos de emissão zero, suas abordagens variam com base na demografia e outros fatores.

A Índia, por exemplo, pretende se tornar um centro para a produção e exportação de hidrogênio verde por meio de iniciativas como a National Green Hydrogen Mission.

O programa poderá impulsionar a adoção desses veículos, pois as menores reservas de lítio e a grande população da Índia tornam os tempos de reabastecimento mais rápidos na comparação com veículos puramente elétricos.