
– Veja aqui os dados completos divulgados pela Cetip
– Veja também outras estatísticas e estudos para download na página AB Inteligência
O mercado de usados tem desempenho melhor, com 245,4 mil veículos leves de segunda mão financiados em novembro, em alta de 10,6% sobre outubro e de 12,5% ante o mesmo mês de 2015. Na soma de 11 meses foram financiados 2,4 milhões de automóveis e comerciais leves usados, em declínio de 2,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Mesmo assim, apenas 26,7% dos usados negociados no País foram financiados este ano. Os carros seminovos, com até três anos de uso, apresentaram crescimento das vendas a crédito, mas o maior volume de financiamentos concedidos é para automóveis de quatro a oito anos de idade.
CAMINHÕES E ÔNIBUS
As vendas financiadas de caminhões e ônibus novos somaram 4 mil unidades em novembro, número praticamente idêntico ao de outubro e 10% menor do que o registrado no mesmo mês de 2015. No ano até novembro os financiamentos totalizam 52 mil veículos comerciais pesados, também em acentuada baixa de 26,6%, representando, contudo, parcela maior do total de emplacamentos: 92% das compras foram por financiamento.
Já os negócios financiados de veículos pesados usados somaram 9,7 mil unidades em novembro, em alta de 6,6% sobre outubro e quase igual ao número registrado em novembro do ano passado. No acumulado deste ano a retração é de 9,1%, com 106 mil caminhões e ônibus de segunda mão vendidos por meio de financiamentos.
MOTOS
No segmento de motos, onde as vendas de zero-quilômetro por consórcio e CDC são responsáveis por viabilizar quase 62% dos emplacamentos, foram financiadas 565 mil unidades novas de janeiro a novembro, em queda de 24,5% sobre os mesmos meses de 2015. No mês passado isoladamente, a Cetip registrou 44,9 mil motos vendidas a crédito, em retração de 2,4% diante de outubro e de 21,6% em relação a novembro do ano passado.
Os financiamentos de motos usadas sustentam volumes bem menores, com 95 mil unidades negociadas em 11 meses, em pequena queda de 1,6% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, mas o número representa apenas 3,76% do total negociado no período. Em novembro as 9,9 mil motos de segunda mão financiadas significaram alta de 5,2% sobre outubro e de 20,6% na comparação com o mesmo mês de 2015.