
A Toyota registrou estagnação da produção e queda nas vendas globais no acumulado do ano até agosto. Segundo balanço divulgado na quinta-feira, 29, a montadora produziu 5,8 milhões de veículos no período, 0,2% na comparação com o janeiro-agosto do ano passado. Já as vendas também somaram 6,2 milhões de unidades, queda de 5%.
“A situação continua difícil de prever devido à escassez de semicondutores e à Covid-19. No entanto, continuaremos a monitorar cuidadosamente a situação do fornecimento de peças e minimizaremos ao máximo as reduções repentinas na produção”, informou a empresa por meio de comunicado.
Produção da Toyota em agosto teve saldo positivo
No entanto, o resultado de agosto da montadora apresentou desempenho positivo nos dois indicadores. A produção de veículos cresceu 44,3% ante agosto de 2021, o primeiro aumento desde março, somando 766,6 mil veículos no mundo. A vendas, por sua vez, chegaram a 777 mil unidades, alta de 4%.
“A indústria como um todo está passando por altos e baixos”, disse Koichi Sugimoto, analista sênior da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities à agência Reuters. “A situação ainda é imprevisível”, completou.
As vendas no exterior também atingiram um recorde no mês de agosto, impulsionadas por uma recuperação de um declínio nas vendas no ano passado devido a surtos de coronavírus na China e no resto da Ásia. O volume cresceu 9% em agosto em relação ao ano anterior, chegando a 694 mil veículos.
Recentemente, a Toyota reviu mais uma vez seu plano de produção global para o ano fiscal (que termina em março de 2023), com novo corte de 150 mil veículos. A marca também encerrou definitivamente as operações industriais na Rússia.