logo

Volvo anuncia Ride Pilot, recurso de direção autônoma sem supervisão humana

Motoristas poderão dirigir sem prestar atenção na rua; montadora quer disponibilizar serviço no meio do ano
Author image

Victor Bianchin

07 jan 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Volvo anunciou hoje que pretende começar a testar em breve na Califórnia uma nova ferramenta para seus clientes, o Ride Pilot. Trata-se de um recurso de direção autônoma que não necessita de supervisão humana.

Segundo a montadora, a ideia é que, ao usar o recurso, as pessoas possam gastar seu tempo com outras atividades, como lendo, trabalhando, escrevendo e socializando. Ou seja: nada de precisar prestar atenção na rua. 

O software do Ride Pilot foi desenvolvido pela Volvo em parceria com programadores da Zenseact (empresa sueca de tecnologia) e desenvolvedores da Luminar (empresa americana de tecnologia). São 5 radares, 8 câmeras e 16 sensores ultrassônicos no veículo, além dos LiDARes, que são sensores à base de pulsos de luz.

“Temos orgulho de anunciar o lançamento planejado de nosso primeiro recurso de direção autônoma sem supervisão, conforme trabalhamos para criar um novo padrão para autonomia na indústria automotiva sem comprometer a segurança”, afirmou Mats Moberg, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Volvo, em comunicado à imprensa. “Possuir o novo software de direção autônoma da Zenseact e o novo padrão de LiDAR da Luminar em nosso novo SUV elétrico é uma revolução para a Volvo Cars”, disse ele.

O recurso estará disponível em um novo carro elétrico SUV que ainda não foi revelado. Especula-se que o modelo será baseado no Concept Recharge, um carro conceito apresentado pela montadora em junho do ano passado e que conta com piso plano, teto solar fixo e portas que abrem como um armário. O foco desse carro conceito foi no máximo aproveitamento e conforto do espaço interno.

A tecnologia ainda depende de aprovações de regulamentação para ser colocada nas ruas. A ideia é consegui-las até o meio do ano, verão americano, e colocar os SUVs para rodar já com o Ride Pilot. O recurso será oferecido como um serviço extra, por assinatura, cobrado à parte.

A Califórnia foi escolhida como primeira praça devido ao clima, às condições de tráfego e o modelo regulatório, os quais “provêm um ambiente favorável para a introdução de direção autônoma”, diz a empresa. Testes em outras partes dos EUA e na Europa já estão sendo feitos para que o Ride Pilot possa ser lançado em outros lugares.